sexta-feira, 22 de abril de 2011


Software social, é qualquer software ou rede on line que permite aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social realçando o potencial humano em vez da tecnologia que possibilita a transmissão. O objectivo do software social, é utilizar o poder do processamento dos computadores para permitir e estimular as relações de grupos.


 

Muito resumidamente, é um sistema de bookmarks (também conhecidos por "favoritos") online e público.

Ao navegarmos na internet, encontramos alguns bookmarks guardadas no browser (Firefox, Internet Explorer, Opera, etc.), com endereços que visitamos regularmente. No entanto, isso tem vários inconvenientes:

• os bookmarks de casa não estão disponíveis no computador do emprego, nem no computador de um amigo, num cibercafé, etc..

• a partir de um certo número de bookmarks, torna-se difícil encontrar o que se quer, mesmo usando categorias

O social bookmarking, resolve esses dois problemas, já que os bookmarks passam a estar online, e, por isso, disponíveis em qualquer lado. Além disso, ao guardar um novo bookmark, é possível classificá-lo com tags, que não são mais do que uma ou mais palavras que descrevem o bookmark. Como por exemplo, "música" ou "empregos". A partir daí, é fácil ver só os bookmarks que tenham uma determinada tag.

No que diz respeito á parte do social, os bookmarks são públicos. É possível ver os bookmarks de qualquer pessoa que use o mesmo serviço de social bookmarking, através do nome de utilizador dessa pessoa.


 

Podcast, é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3, publicado através de podcasting na internet e actualizado via RSS. A palavra é uma junção de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente formato MP4. O podcast, surge como um novo recurso tecnológico, um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e gratuita.