sexta-feira, 22 de abril de 2011

As wikis

Uma Web Wiki, permite que os documentos sejam editados colectivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz. O termo "Wiki wiki" significa extremamente rápido. Uma das características definitivas da tecnologia wiki, é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas, onde geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceites, onde a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. O registo de usuários não é obrigatório em todos os wikis.
O que faz o wiki tão diferente das outras páginas da Internet, é certamente o facto de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam.
Os problemas que se podem encontrar em wikis, são artigos feitos por pessoas que nem sempre são totalmente conhecedoras do assunto, inserindo por vezes, opiniões que em nada representam a realidade do assunto que está a ser discutido e substituindo o conteúdo do artigo. Por outro lado, o criador de um wiki pode optar pela privação deste. Pode ter total controlo sobre a edição da página, com acesso a todas as mudanças e não aceitar as alterações efectuadas por terceiros.
No entanto, o objectivo é que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos. Considera-se que este conceito está fortemente relacionado com o crowdsourcing.