sexta-feira, 25 de março de 2011

Social Media


O conceito de social media, consiste na tecnologia de várias ferramentas ligadas á internet, com o objectivo de partilhar e comunicar determinada informação ou assunto de interesse comum, nos mais diversos formatos. Os social media, permitem a interacção social, a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, tendo como grande vantagem o preço de custo, que é na maioria dos casos quase zero. Estes, abrangem ainda, a interacção social com a construção de palavras, publicação de fotos, vídeos e áudios. Esta interacção, bem como a forma como a informação é partilhada, depende da imaginação de cada indivíduo.



Como exemplo, podemos considerar que, na actualidade, as gerações mais jovens, encontram-se quase dependentes deste sistema de partilha de informação e forma de se comunicarem entre eles. Temos o exemplo de várias plataformas, de troca e partilha de informação, como o caso do facebook, Twitter, Linkedin, enquanto que, para a publicação de áudio encontramos plataformas como o youtube ou vimeo, entre outras. Estamos portanto, perante as mais diversas redes sociais.



A nível pessoal, posso citar um exemplo do que foi referido anteriormente. Como a minha vida profissional se estende para vários países, tive a necessidade de publicar dois vídeos no youtube. E fi-lo por várias razões. Em primeiro lugar, porque ao disponibilizar este tipo de conteúdo on-line, assim que for necessário visualizarem estes vídeos, as pessoas interessadas podem facilmente consultá-los nesta plataforma, podendo desta forma, ganhar vantagem por esta informação estar disponível no mundo inteiro, a toda a hora. Por conseguinte, sempre que as pessoas me pedirem para lhes disponibilizar estas informações, com o envio de um simples mail, dou-lhes a informação com o link referente aos vídeos que publiquei on-line. Desta forma, consigo inter-comunicar com várias pessoas, partilhando e publicando informação, neste caso, com a publicação de vídeos.