sexta-feira, 25 de março de 2011

As comunidades virtuais

As comunidades virtuais



O conceito comunidade virtual, incide no facto de as pessoas estarem conectadas na Internet, por valores ou interesses comuns (por exemplo uma paixão, um lazer ou um ofício). O objectivo da comunidade, é criar valor a partir das trocas entre membros, por exemplo partilhando dicas, conselhos ou, muito simplesmente, discutir um assunto.

As amizades concebidas pelo computador, transformam as relações e os comportamentos humanos, sendo uma expressão de sociedade actual. Pode-se considerar que, o espaço virtual, aproxima as pessoas por não ser necessário a presença física do indivíduo, para se proporcionar a interacção social. As comunidades virtuais na internet, consiste em revelações actuais de interacção, em que os indivíduos se encontram conectados uns aos outros.

Por outro lado, as comunidades virtuais têm as suas desvantagens. Estas, estão associadas ao decrescimento das relações sociais. A utilização intensa do computador neste tipo de relação (relação virtual), consiste no declínio da comunicação familiar, do relacionamento amigável, bem como o aumento de depressão e a solidão dos indivíduos que participam neste tipo de comunidades.

Na comunicação on-line, é recorrente a discussão, permitindo também a sinceridade nesse processo de comunicação. No entanto, as amizades construídas nas comunidades virtuais, têm tendência a durar menos tempo, pela simples razão de que, ao ser dito algo de que possamos não gostar, podemos terminar a ligação com um simples click.